Moro em um apartamento alugado e a cozinha é uma be-le-zu-ra!! O piso cor de cocô caramelo e as paredes de fórmica bege são um luxo, só que não.
Assim que cheguei, fiz o que pude para melhorar um pouco o aspecto deste que é o cômodo mais importante de qualquer casa, na minha opinião. A parede de azulejos antigos e o cantinho do quadro negro foram projetos que deram certo, então eu pude parar para pensar nos outros vários cômodos da casa: sala, quarto, banheiro e a ala noroeste, que comporta as enormes dependências o quartinho e o banheiro de empregada – que, no caso, nunca tive. Bem, pensando melhor, não posso dizer que tenha decorado as dependências, porque é o lugar da casa onde eu guardo um milhão de coisas, entre sapatos, material para scrapbook, artigos de confeitaria e uma cama desmontada. Ah, também é a minha despensa. Tem de tudo e acredite: existe organização. Não decorei mas organizei. Tá valendo.
Agora sinto que completei o ciclo de “primeira fase da decoração” e posso voltar para a cozinha e dar aquela caprichada que ficou faltando. Vou tentar fazer tudo o que venho guardando na “caixola” durante os últimos 3 anos (que passaram voando). Foram muitas inspirações e quero compartilhar algumas aqui, porque sei que tem muita gente que também gosta de inventar uma moda em casa.
Não é reforma, é só um “tapinha” novo. Não tenho condições de fazer nada grande agora e nem quero lidar com sujeira, então serei bem contida – mas nem por isso discreta. Talvez um dia eu queira uma cozinha “clean”, mas agora eu quero que ela tenha muita vida e personalidade, que ela possa quase falar. (Nossa, preciso levar isso para a minha análise.)
Aqui vai uma listinha singela do que tem que ter na minha cozinha “nova”, com algumas fotos inspiradoras. Quem sabe você também se anima?
Xadrez na cozinha, quero muito:
Eu acho que lugar de xadrez é na cozinha, foram feitos um pro outro. Pode ser na parede, no chão, dentro dos armários, na louça, no pano de prato ou na cortina. Tem que ter!
Estampas variadas em papel de parede, adesivos, azulejos e tecidos
Sabe casa de vó caprichosa, que gosta de enfeitar a cozinha mas não tem decorador? Então você já deve ter visto como misturar estampas. Quando elas ficam harmônicas, é só amor.
Papel de parede na cozinha, pode! Também pode adesivo vinílico. De flores a tijolinhos, você pode forrar armários e até dar uma repaginada nos eletrodomésticos.
Ah!… As cortinas, os panos de prato, as toalhas de mesa… É roupa para vestir a cozinha, ué!
Ideias criativas para “fazer você mesmo”
Olha só como essas barras de pompom deram uma cara fofa para o armário, que devia ser sem gracinha. Muito fácil, é só colar!
Pisca-pisca sempre! Aqui em casa eu não perco uma oportunidade de usar essas luzinhas na decoração. A ideia está aqui só para reforçar o quanto eu gosto.
Quem não tem um faz-tudo para resolver a parte elétrica, bem dá para fazer essas luminárias de ralador com pisca-pisca.
Com um pouco de habilidade para dar nós, ó que belezinha!
E aquele garfo avulso que você herdou do enxoval de casamento da sua tia, não acha que ele merece um lugar de destaque?
Eu fico aqui só me perguntando: é sério que o fouet não foi feito pra isso?
Porcelanas e latas lindas que ajudam a decorar a cozinha
Quem não gosta de uma mesa bem arrumada, com louças bonitas? Aproveite que virou tendência e misture tudo o que você tem de forma harmônica. Faça combinações por cores ou por estilo. O legal é que você pode comprar louças avulsas novinhas em folha ou usadas, de antiquário, e montar uma mesa cheia de estilo. Quando guardar, lá estarão elas decorando a sua cozinha. Para isso, use suportes de parede, armários abertos ou com portas de vidro.
Um lugar para escrever (meu quadro negro fica!)
Duvido que você adivinhe qual das fotos é da minha casa. (Como se a qualidade não fosse me entregar.)
Quero cores, frescor, alegria, aconchego e detalhes que dão aquele toque vintage, retrô, antiguinho, casa da vovó (como quiser). Também quero a minha cozinha limpa, então não preciso de mais coisas penduradas do que já tenho e adoraria substituir prateleiras por armários fechados (com portas de vidro!). Na vida real, dá um trabalho danado manter a limpeza.
0 comentários:
Postar um comentário