RSS

domingo, 23 de novembro de 2014

Claras em Neve

Post image for Claras em Neve

A receita que você escolheu pela foto pede para bater clara em neve e então você precisa procurar alguma outra, porque não sabe como fazer isso e nem vende pronto no supermercado.

Chega! Chega! Agora você vai poder fazer bolos fofos, suflês, mousses, suspiros e tudo mais que precisar dessa espuma de clara.

As claras em neve são muito usadas na culinária e dão leveza aos pratos. Isso parece óbvio quando você sabe que ela é formada, basicamente, da clara do ovo e muitas bolhas de ar. Quando batemos as claras, as proteínas do ovo se ligam e formam uma rede de apoio em volta de cada bolha de ar que, por sua vez, “vai entrando” graças ao movimento do batedor. Mas precisa bater corretamente e na medida certa – como você já devia estar suspeitando.

Parece muito complicado mas, entendendo tudo o que eu vou explicar, você vai tirar as claras em neve de um mundo fantástico e trazê-las para a sua vida. (Ówn…)

É longo mas vai ser bastante útil e esclarecedor, acredite!

Como bater claras em neve

As espumas de claras dos ovos são feitas apenas mecanicamente: não precisam de calor para se formar. Porém, não adianta misturar com a colher, chacoalhar na coqueteleira e muito menos bater no liquidificador. É preciso usar o instrumento certo: um batedor de claras manual grande em forma de balão (“fouet”, na foto abaixo. Quanto mais fiozinhos ele tiver, mais ar vai incorporar para dentro da espuma); ou um batedor de encaixar no mixer (é um acessório, parecido com esse batedor manual só que menor); ou uma batedeira (usando o batedor de massas leves, que também parece um “fouet” ou, se não tiver opção de batedor, use o que veio).

0 comentários:

Postar um comentário